- Área: 1200 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Jaime Navarro
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma intervenção e ampliação de uma casa na área residencial de San Ángel, bairro da região sul da Cidade do México.
O desafio deste projeto era conservar a essência da casa original, com seu grande pátio central em estilo tradicional da fazenda colonial característica das casas em San Ángel. Além disso, a proposta deveria complementar o programa arquitetônico com um toque contemporâneo, ao mesmo tempo que respeitasse totalmente a essência e estilo da casa original. Para alcançar tal resultado, pensamos em materiais como madeira, gesso, pedra vulcânica, vidro, assim como um papel de destaque para a vegetação, com a intenção de diferenciar a parte nova da parte original do edifício, estabelecendo um diálogo harmônico entre ambas.
O térreo abriga as salas de estar e jantar entre o jardim e o pátio central, buscando a maior transparência possível entre ambos, provocando uma ventilação cruzada. Da mesma forma, foi possível brincar com o ambiente interno e externo, de tal forma que o jardim e o pátio central são elementos principais da composição espacial.
Ao redor do pátio central encontra-se o quarto de jogos, estúdio, área de estar familiar, cozinha e lavanderia, todos com acesso direto e vistas ao pátio central.
No primeiro pavimento estão as áreas mais privadas, três dormitórios com banheiro e closet, além de um terraço cada um e uma área de estar familiar mais íntima com uma academia de ginástica.
No subsolo há o estacionamento para 8 carros, 2 dormitórios de serviço, uma casa de vigilância e o acesso principal à casa de uma maneira muito independente aos serviços.